Paróquia São Pedro Apóstolo
Paróquia São Pedro Apóstolo
A cidade de Pindaré-Mirim, primitivamente foi chamada de Engenho Central, mais tarde Vila São Pedro. O nome Pindaré-Mirim é originado do Tupi-guarani que significa (Pinda = anzol, Mirim = Pequeno). Seu povoamento originou-se de imigrações vindas dos Estados do Piauí e do Ceará, para trabalhar na lavoura.
Pindaré foi desmembrado do município de Monção em abril de 1923 e somente em março de 1936, foi decretada cidade através de Decreto Nº 45.
Quatro ano depois de se tornar cidade, oficialmente, nasceu a Paróquia São Pedro Apostolo, mais precisamente em 1942 por D. Carlos Carmelo Vasconcelo Mota, Arcebispo de São Luís (MA), tendo como seu primeiro pároco o Padre Odorico Braga que ficou apenas seis meses na cidade. A Paróquia São Pedro Apostolo é subordinada a diocese de Viana, com sede na cidade de Viana (MA), antes dirigida pelo D. Adalberto Paulo da Silva, D. Hélio Francisco Campos, o atualmente D. Xavier Gilles de Maupeau dAbleiges.
No período de 1942 a 1951 a Paróquia São Pedro ficou sem padre sendo atendida por padres de Vitória do Mearim (MA): padres Heliwood Arouche e Francisco das chagas Vasconcelos.
Em 1954, foi iniciado pelo Arcebispo Metropolitano de São Luís (MA), D. José Delgado, o Padre Francisco das Chagas Vasconcelos que já atuava por aqui, para assumir a paróquia definitivamente, isso aconteceu no dia 20 de dezembro de 1954, que ficou a frente da paróquia até o ano de 1967. com ele se iniciou o ensino e a propagação da religião católica, antes vivida sem bases sólidas. Encontrou por aqui um grupo de Apostolados da Oração que durante os 11 anos de vacância em que viveu a paróquia manteve acesa a fé dos fieis.
Neste período a Festa de São Pedro era realizada no mês de dezembro às Margens do Lago do Grajaú, entre 22 de dezembro a 1º de janeiro.No dia 24 de junho de 1958 às 16 horas da tarde foi benta a pedra fundamental da nova igreja Matriz, por D. José Delgado. O Padre Chagas esteve a frente desta paróquia até o ano de 1967 quando renunciou, despedindo-se à espera do seu processo de localização pela Arquidiocese de São Luís (MA). Assumiram a paróquia os padres Rossi e Afonso de Caro.
No dia 25 de novembro de 1968 às 20 horas na Igreja Matriz em construção foi empossado o Padre Humberto Domingos Penso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que definitivamente assumiram a paróquia até os dias atuais. Os padres Silvano e Afonso que até então estavam prestando serviço a esta paróquia, foram designados Paróquia de Santa Luzia.
A nova igreja matriz depois de um período de mais ou menos doze anos foi coberta e as missas passaram a ser rezadas lá, pois a Matriz Velha estava em ruínas.
Ainda em 1968 com a chegada das irmãs Claretianas, iniciou-se a vida paroquial mais intensa com o Apostolado, as famílias, catequese, coral, culto, etc. Houve também formações, celebrações do advento, preparações para o sacramento do Matrimônio e um cuidado especial com a vivencia cristã dos pais e padrinhos sobre o sacramento do Batismo.
No dia 29 de junho de 1969, pela 1ª vez a festa de São Pedro foi celebrada o dia oficial do padroeiro, com procissão fluvial. Em 1970 a festa passou a ser realizada com arraial no largo da igreja matriz e a parte religiosa com procissões saindo das comunidades e missas durante as novenas. No mesmo ano iniciou-se a formação dos animadores das comunidades em três etapas (fevereiro, julho e novembro).
Com a chegada dos Padres Dehonianos as grandes datas litúrgicas como: Corpus Christi e a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Na primeira a praça central começou a ser enfeitada para a procissão de Jesus Eucarístico, e a festa SCJ foi celebrada com adoração, procissão e missa, tudo isso com muita devoção, sem contar que também nesse mesmo período iniciaram-se as novenas; na quaresma (Via-sacra), mês de Maio e Outubro (oração do terço nas famílias com a imagem de Nossa Senhora), e as novenas de natal com apresentação do “Pastorinhos”.
No ano de 1972, chegaram as Irmã Marcelinas, entre elas a Irmã Nelly Penso, irmã de Pe. Humberto.
Em fevereiro de 1974 foi construída a Casa Sede Missionária scj (casa paroquial), no Maranhão, na Praça Guajajaras. A mesma foi em terreno próprio com recursos oriundos das Províncias do Sul, Meridional Brasileiro e de Congregações do Exterior. Neste mesmo ano foi colocado o forro da igreja matriz e, chegaram para colaborar com a evangelização em nossa paróquia cinco Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Entre os anos de 1975 a 1980, muitas atividades formam realizadas com a colaboração direta dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Humberto e Pe. Tadeu.
Durante este período de presença dos dehonianos nesta paróquia passaram os seguintes Padres: Pe. Humberto Domingos Penso scj, Pe. Tadeu scj, Pe. Geraldo Kohler scj, Pe. Airton Franzner scj, Pe. Alcides Vendelino Pedrini scj, Pe. Luiz Carlos Pedrini scj, Pe. Eugênio Venzon scj, Pe. Renato Cadore scj, Pe. Kleber Ferreira de Oliveira scj, Pe. Arnaldo Menezes dos Passos, Pe. Aparecido Octaviano scj. Atualmente a paróquia tem como Pároco o Pe. Luiz Siqueira Machado scj.
LISTA DAS PASTORAIS:
Dizimo Mirim, Catequese, Pastoral Vocacional, Decolares (Cursilho), Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral da Família, Ministro da Eucaristia, COMIPA, Coroinhas, Pastoral do Batismo, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Infância Missionária, Apostolado da Oração, Ministério da Acolhida, Ministério de Música, Conselho das Pastorais Sociais, Pastoral da Caridade, Pastoral da Juventude, Pastoral do Dizimo, Pastoral Litúrgica, Renovação Carismática Católica, Pastoral dos Pescadores, Leigos Dehonianos.
São 40 comunidades: N. Sra. Perpetuo Socorro, São Benedito, N. Sra. das Graças, N. Sra. Aparecida (4), N. Sra. dos Navegantes, Santa de Rita de Cássia, Santo Antonio (3), São Brás, São Judas Tadeu (2), N. Sra. Conceição (4), Santa Luzia (2), São José (2), São Francisco de Assis (5), São Francisco (2), São Sebastião, São João Batista, São Raimundo (2), Santo Antonio, N. Sra. de Nazaré, Sagrado Coração de Jesus, São Tarcisio, Santo Expedito, Santa Terezinha.
A cidade de Pindaré-Mirim, primitivamente foi chamada de Engenho Central, mais tarde Vila São Pedro. O nome Pindaré-Mirim é originado do Tupi-guarani que significa (Pinda = anzol, Mirim = Pequeno). Seu povoamento originou-se de imigrações vindas dos Estados do Piauí e do Ceará, para trabalhar na lavoura.
No ano de 1972, chegaram as Irmã Marcelinas, entre elas a Irmã Nelly Penso, irmã de Pe. Humberto.
Paróquia São Pedro Apóstolo
Endereço: (Clique no endereço para ver no Google Maps)
Pároco: Pe. Carlos José Ramos, SCJ
Telefone(s): (98) 3654-2074
Missas:
Domingo:
|
07:30, 09:30, 19:30
|
Terça-feira:
|
07:30
|
Quarta-feira:
|
07:30
|
Quinta-feira:
|
07:30
|
Sexta-feira:
|
07:30
|
Confissões:
Terça-feira:
|
08:00 às 17:00
|
Quarta-feira:
|
08:00 às 17:00
|
Quinta-feira:
|
08:00 às 17:00
|
Sexta-feira:
|
08:00 às 17:00
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário